Sobre o Porto

A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde tenra idade (c. 200 aC), quando foi chamada Portus Cale, mais tarde tornou-se a capital do condado de Portucalense. Ainda é uma cidade conhecida mundialmente pelos seus vinhos, pontes e arquitetura antiga e contemporânea, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Nas encostas acima do estuário do Douro, o Porto é uma cidade histórica e mercantil, ligado aos negócios e comércio. O centro é património mundial e você irá ficar impressionado com o quão rico e variado este património é: existem muralhas medievais, igrejas barrocas reluzentes, as ruas compactas do distrito da Ribeira, a catedral românica e isso é apenas o começo.

Com os seus belos monumentos e edifícios históricos, como a imponente Torre da Sé ou dos Clérigos, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal, oferecendo uma síntese harmoniosa entre as atrações antigas e mais recentes.

Na margem oposta do rio, Vila Nova de Gaia, oferece vistas soberbas das mundialmente famosas caves do vinho do Porto, o principal centro de produção de vinho do Porto. onde o vinho é produzido e amadurecido e onde é possível provar as diferentes variedades, ou também optar por um cruzeiro no Douro.

Top 20 As melhores coisas para fazer no Porto

1. Cais da Ribeira

Um pouco caótica e muito divertida de explorar, a área ribeirinha do Porto é uma praça muito pitoresca, onde turistas e moradores se misturam.

Há bares e restaurantes em todas as esquinas, e estes também são alinhados à beira do rio.

É aqui que você poderá ter uma foto perfeita da icónica ponte Luís I. Se você passar pelas arcadas, haverá um labirinto confuso de ruas e escadas íngremes entre casas pintadas em tons pastel em diferentes estados de conservação.

2. Ponte Luís I

Um símbolo industrial para o Porto, esta ponte em arco de metal de dois níveis foi aberta em 1886. Foi concebida pelo engenheiro alemão Théophile Seyrig, que fundou a Companhia Eiffel.

Há uma vista aérea do Cais da Ribeira a partir do nível superior, que também é usado pela linha férrea do Porto. Você pode embarcar no Funicular dos Guindais para descer à beira rio.

3. Igreja de São Francisco

O último monumento gótico no Porto é esta igreja concluída em 1425. Caminhe até à lateral para apreciar as longas janelas da lanceta e depois volte para a fachada principal, onde um portal ornamentado é coroado por uma linda rosácea.

Os interiores foram redecorados de 1500 a 1700 e têm algumas das peças de madeira douradas mais luxuosas que você poderá ver.

4. Palácio da Bolsa

Você terá que entrar e deixar-se surpreender pela riqueza da escultura, entalhes decorativos, gesso, frescos, lustres e azulejos.

O Revival Mourisco, estuque, Salão Árabe é quase avassalador, enquanto o monumental pátio do Pátio das Nações é iluminado por um teto octogonal de metal e vidro.

5. Visita Guiada ao Porto

Nesta visita guiada ao Porto, atravessaremos o centro histórico, conhecendo os seus recantos mais especiais e descobrindo o porquê de ser um património mundial da UNESCO.

Depois do irmos buscar ao seu hotel, iniciaremos a nossa rota pelas partes mais importantes da cidade.

Neste passeio a pé, você poderá apreciar o estilo de vida do Porto, seguindo os pontos menos conhecidos e ouvindo histórias dos guias locais que nasceram e foram criados no Porto!

 

 

 

guided visit of Porto

6. Muralha Fernandina

Há uma extensão da muralha do século XIV do Porto, logo acima da ponte Luís I e corre quase paralela ao funicular.

Enquanto você caminha, as placas da UNESCO fornecerão um pouco de conhecimento sobre o Porto medieval. Embora pertença ao Património Mundial, é uma atração pouco conhecida pelos turistas.

Mas o melhor de tudo é que a vista do Douro é imperdivel.

7. Jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal fazem parte do parque que também inclui o Museu Romântico do Porto e o Museu do Vinho do Porto. Não apenas os diferentes jardins e espaços são um exemplo notável dos jardins durante o período romântico, mas também um miradouro fantástico com vistas sobre o rio Douro, o Oceano Atlântico e a própria cidade.

Os jardins são resultado de um projeto do arquiteto Émile David, no século XIX. O nome “Palácio de Cristal” refere-se a um palácio que foi construído na área onde hoje em dia você pode ver o pavilhão Rosa Mota, um edifício de formato estranho projetado em 1956, onde eventos e concertos acontecem o ano todo.

8. Cruzeiro pelas Seis Pontes do Porto no Rio Douro

Embarque no mais popular dos cruzeiros do Douro. Passeie pelas margens do Porto e Vila Nova de Gaia e descubra a beleza do rio Douro.

As seis pontes são um verdadeiro marco do Porto e estão cheias de história. Descubra os Rabelos, os barcos típicos do Porto e do Vale do Douro.

Deixe-se surpreender pelas belas paisagens do Porto e Vila Nova de Gaia.

9. Visita às Adegas do Vinho do Porto

Se atravessar a ponte para o outro lado do rio, chegará a Vila Nova de Gaia, onde estão localizadas todas as adegas.

Na maioria dessas adegas, você pode obter uma visita guiada, onde eles explicam como o Vinho do Porto é produzido, armazenado e distribuído e também como distinguir diferentes tipos de Porto; a maioria dessas visitas termina com uma degustação de vinhos.

10. Livraria Lello

A Livraria Lello & Irmão é uma livraria no coração do Porto, abrigada em um edifício neogótico de 1906, requintadamente decorada, revestida com painéis de madeira que o transportará para o século XIX.

A livraria tem dois andares com prateleiras cheias de livros de todas as formas e tamanhos, cobrindo todas as paredes e tocando o teto. Uma elegante escada de madeira e veludo vermelho fica no meio da biblioteca, fazendo a ligação entre os dois andares, enquanto a janela de vitral na parte superior enche a loja de luz natural, dando vida à sala.

Você não pode perder uma visita a esta livraria exclusiva, onde sentirá que acabou de entrar em um cenário de conto de fadas em vez de em uma biblioteca. A Livraria Lello é tão magnífica que a autora J.K. Rowling foi inspirada por isso ao escrever Harry Potter quando ela morava no Porto.

11. Casa da Música

Uma adição moderna e preciosa à paisagem urbana do Porto, a Casa da Música é uma sala de concertos inaugurada em 2005. O arquiteto holandês Rem Koolhaas supervisionou o design, juntamente com empresas de cenografia e acústica de alta tecnologia.

Este é um dos raros locais de música que também vale a pena ver, mesmo quando ninguém está a tocar.

12. Tour Gastronómico no Porto

Aprecie a cozinha tradicional da cidade com este passeio gastronómico pelo Porto, que irá satisfazer os paladares mais sofisticados.

Qual é o sabor do Porto? Para descobrir, você poderá desfrutar de um passeio gastronómico a pé pelo centro da cidade. Pararemos em diferentes mercados e tabernas para experimentar a comida autêntica.

Uma das principais características de uma cultura é a sua gastronomia. Reflete séculos de história e representa a conexão entre os habitantes e os recursos naturais da região.

A rota pelo centro histórico da cidade, que liga os vários pontos de paragem para degustações de comidas e bebidas, também é uma oportunidade de conhecer a cidade um pouco melhor.

13. Estação de Comboio de São Bento

A Estação de Comboios de São Bento, no Porto, foi aberta ao público em 1916, no local de um antigo mosteiro beneditino. A estrutura emana o ar melancólico e nostálgico típico da cidade.

Embora a estação de comboios seja impressionante do lado de fora, a verdadeira beleza está no interior. O salão principal é de tirar o fôlego, com mais de 20.000 peças que refletem a história de Portugal.

Você pode apanhar um comboio para outras cidades pitorescas da região a partir da estação de São Bento. Se tiver tempo suficiente, recomendamos explorar Guimarães, Braga e Viana do Castelo.

14. Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão foi aberto ao público em 1914 e é especializado em carnes, peixes, frutas, flores, vegetais e outros produtos coloridos.

O mercado tem vários andares cheios de produtores e outros cidadãos que vendem produtos frescos e produtos típicos da região em torno de um grande pátio central.

A aparência desgastada do edifício faz parte do seu charme e se tornou uma das partes mais emblemáticas do Porto. O Mercado do Bolhão é um ponto de referência, onde você pode ter uma ideia do quotidiano dos cidadãos desta cidade encantadora.

Se você não está procurando produtos frescos, provavelmente não comprará nada no mercado. No entanto, vale a pena visitar e apreciar a sua atmosfera nostálgica.

15. Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é o campanário mais alto de Portugal. Possui 76 metros de altura e subir 200 degraus proporcionará uma vista privilegiada sobre a cidade e o rio.

A Igreja dos Clérigos e a sua torre sineira são uma das visitas mais populares do Porto. Recomendamos subir os degraus íngremes para obter uma vista deslumbrante sobre a cidade velha e o rio Douro.

16. Sé Catedral do Porto

A Catedral do Porto é o edifício religioso mais importante da cidade e foi declarado Monumento Nacional.

A construção da catedral começou durante o século XII, mas foi reconstruída e renovada várias vezes ao longo dos séculos. Isso explica porque a catedral é uma mistura de estilos arquitetónicos.

O templo é predominantemente de estilo barroco, embora a sua fachada e nave sejam românicas e o seu claustro e uma das capelas sejam de estilo gótico.

17. Tour pelo Vale do Douro

Uma excursão de dia inteiro ao Vale do Douro com partida do Porto. Observe atentamente a paisagem fascinante que é considerada a primeira região demarcada por vinhos do mundo.

Suba as colinas íngremes pelas rotas off-road cercadas pelas vinhas da região vinícola mais famosa de Portugal, declarada Património Mundial pela UNESCO.

Respire o ar puro do Vale do Douro enquanto saboreia vinhos de classe mundial e desfruta de um piquenique tradicional num miradouro com uma vista fantástica, considerado um dos mais bonitos de Portugal.

18. Tour Dia Inteiro ao Parque Nacional Peneda-Gerês

Volte para a natureza e fuja da multidão num passeio de dia inteiro pelas deslumbrantes paisagens do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Caminhe por trilhos antigos através de florestas exuberantes e maravilhe-se com a flora e fauna.

Mergulhe na paisagem selvagem de Portugal nesta excursão de um dia para grupos pequenos do Parque Nacional Peneda-Gerês, do Porto.

Explore o único Parque Nacional Português, suba montanhas incríveis, enquanto admira a fauna e flora locais, pontos de vista incríveis e cascatas fascinantes.

Desfrute de um piquenique tradicional num dos miradouros mais emblemáticos do Gerês, enquanto descansa com a montanha aos seus pés e admira a deslumbrante paisagem circundante.

19. Tour Dia Inteiro nos Passadiços do Paiva

Você caminhará por um dos passadiços mais bonitos do mundo: os Passadiços do Paiva!

Prepare-se para se surpreender com uma das mais belas caminhadas ribeirinhas da Europa. Os passadiços do Paiva seguem o rio Paiva, oferecendo vistas gloriosas para uma incrível conexão com a natureza. Um delicioso almoço típico está incluído.

Os Passadiços do Paiva foram os vencedores do World Travel Awards em 2016, 2017, 2018 e 2019! É um passadiço de 8 km através das belas paisagens do Arouca GEOPARK, um local geológico da UNESCO.

20. Fundação de Serralves

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural de renome, cujo principal objetivo é promover a arte contemporânea portuguesa e internacional.

A Fundação abriga o Museu de Arte Contemporânea, jardins luxuosos, a casa de Serralves, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e um auditório.

A Fundação possui um magnífico parque de 18 hectares que circunda o museu. Se você está procurando um lugar tranquilo e cativante para passear, o Parque de Serralves é um dos lugares mais agradáveis para se visitar.